9340131_x216
Mariana Kawazoe

Mariana Kawazoe

Psicóloga, Psicoterapeuta e Orientadora Profissional

DISTANCIAMENTO SOCIAL

Olha, ser introvertida tem suas vantagens! Cada vez que paro para escrever sobre as medidas de prevenção à COVID-19, mais tenho certeza que praticá-las é muito fácil pra mim.

Vale lembrar que distanciamento social é aquele em que nós ficamos a, mais ou menos, 1,5m de distância em relação às outras pessoas.

Não é isolamento social e nem confinamento social. Isolamento é quando você fica em casa sem ter contato com outras pessoas, mas você até sai para coisas essenciais (preferimos chamar de isolamento parcial). Já o confinamento é o que as pessoas conhecem por lockdown. É uma medida mais radical e, apesar de todo mundo achar que não funcionou aqui, é porque, na verdade, nós não fizemos de fato. Neste último caso, nós deveríamos ficar mesmo em casa, fechar quase tudo e manter apenas os serviços essenciais. Todo mundo sabe que não aconteceu.

Mas, enfim, eu também sempre me incomodei com pessoas desconhecidas que gostam de chegar muito perto. Em todos os lugares que eu ia, sempre, mas sempre mesmo, tinha alguém que queria encostar em mim, literalmente. Nossa, que ódio eu tinha disso! Agora, então, nem se fala. Eu detesto que cheguem perto.

Essa história dos outros quererem chegar perto rendeu algumas piadas, entre elas: “Eu não sou touchscreen!” (crédito para uma amigona minha que também odeia que desconhecidos encostem nela). Ou, então, a gente brincava que ia pedir comissão nas lojas porque onde eu, meu filho e minha mãe entrávamos, o lugar lotava!

Apesar de detestar essa proximidade com desconhecidos, nunca tive problemas em ir em shows, festivais e andar de transporte público. Claro que eu não gostava da multidão, mas eu escolhia estar ali, sabia que estaria lotado e me preparava emocionalmente para enfrentar a lotação! Aliás, vamos lembrar que ainda não rola aglomeração!

Ah, mas por que adotaram o distanciamento social como medida de prevenção à COVID-19? Porque o vírus atua em uma certa distância, já que ele está nas nossas secreções que saem dos nossos narizes e bocas (saliva etc.), então, onde os jatos da fala, da tosse e do espirro alcançam, o vírus alcança.

Mas, outra vez eu digo, isso deveria ser pra vida, pois, cá entre nós, acho muita falta de educação invadir o espaço alheio, seja em filas, nos corredores do mercado, na vitrine da loja etc. etc. etc. Encostar então, pelamorde! #ficaadica

+55 11 99426-6048

contato@marianakawazoe.com.br

CRP 06/65946

2023 © Todos os direitos reservados.