Cânon da criatividade
Mariana Kawazoe

Mariana Kawazoe

Psicóloga, Psicoterapeuta e Orientadora Profissional

E QUANDO AS IDEIAS ACABAM?

 

Andei sumida porque, além da mudança de casa, como já disse em outro texto, enquanto eu não coloco tudo no lugar, eu não consigo relaxar. Acabo fazendo o que é necessário, mas largo outras coisas, especialmente se preciso criar, como é o caso de escrever para o blog, produzir posts para as redes sociais e escrever a monografia.

Estou tentando retomar a rotina aqui, mas está bem difícil. Eu dei aquela travada em produzir conteúdo.

Hoje, pensando em que temas eu poderia desenvolver, veio exatamente essa questão que estou vivendo: “Estou sem ideias, e agora?” Então, decidi escrever sobre isso.

Essa história de criar me lembrou o meu TCC da graduação em que falei sobre a saúde mental dos músicos em relação às produções, como compor as músicas. Nesse trabalho trouxe o conceito de espontaneidade-criatividade do psicodrama.

Para quem não sabe, espontaneidade-criatividade é caracterizada por dar respostas novas e adequadas a velhas ou novas situações. Ela é movida por um catalisador, que chamamos de “aquecimento”, que é uma preparação para o ato espontâneo-criativo que, por sua vez, produz o que chamamos de “conserva cultural”. Esse processo é um ciclo sem fim e pode partir do zero, assim como de alguma conserva.

Em um ato psicodramático fica muito claro o processo de aquecimento para atingirmos a dramatização, que é onde ocorre o desenvolvimento da espontaneidade-criatividade, sendo finalizado por um momento de compartilhamento de sentimentos.

Mas, e no caso de uma produção de texto ou de conteúdo? Bom, cada pessoa tem um jeito de se “aquecer” para seu ato criativo. Aliás, fica difícil entender o conceito, mas podemos comparar com o aquecimento de uma atividade física ou até de um fogão que vai preparar uma comida. Mas também podemos chama-lo de “ritual” ou “rotina”, que te leva a produzir e/ou realizar as coisas. É uma preparação para a ação.

Parece que consegui produzir o texto aqui! Ufa! Eu já estava tensa! Agora a minha preocupação é “O que vou escrever para a próxima semana?” Bom, vou pensar durante a semana, mas se vocês me derem sugestões, vou achar ótimo! Ajudem aí, por favor!

Share on facebook
Share on twitter

(11) 99426-6048

Rua Vieira de Morais, 1760
Campo Belo - São Paulo/SP
04617-007

contato@marianakawazoe.com.br

2019 © Todos os direitos reservados