Mariana Kawazoe

Mariana Kawazoe

Psicóloga, Psicoterapeuta e Orientadora Profissional

E SE EU TESTAR POSITIVO PRA COVID-19?

Primeiro, vale lembrar que o teste PCR (aquele que enfia o cotonete no nariz), só funciona a partir do 3º dia de sintoma. Antes disso, ele não pega e muito depois disso também não. O do exame de sangue só funciona depois que você produziu anticorpos, ou seja, quando você está no final do ciclo do vírus.

Outro ponto importante é que os testes não são totalmente eficazes e, muitas vezes, ele dá falso positivo ou falso negativo.

No falso positivo, você cumpre um isolamento e está ok.

O problema é quando dá falso negativo e você fica convivendo com outras pessoas, correndo risco de passar para elas.

A recomendação para teste positivo é ficar isolado em casa, de preferência isolado das pessoas que moram na casa (se você mora com alguém). Se tiver que sair do cômodo que você está isolado, usar a máscara corretamente! De preferência a PFF2!

Muitas pessoas moram com outras pessoas em casas pequenas e fica muito difícil ficar isolado. No entanto, há alternativas como, usar a máscara corretamente dentro de casa o tempo todo e tirar só pra comer e beber algo e tomar banho. Mas aí todos precisam usar máscara também. Na hora que a pessoa infectada tira a máscara, é importante o ambiente estar arejado (janelas abertas, por exemplo) e manter o distanciamento. Já ouvi vários casos de pessoas que não pegaram COVID-19 mesmo estando no mesmo ambiente. Pode acontecer!

Cuidado com o pensamento “Já que eu tive contato e eu vou pegar mesmo, então, dane-se!” Não é bem assim. Tem como evitar!

Evite mesmo sair de casa quando você estiver com COVID-19 e, quando tiver que sair (por exemplo, ir na consulta no hospital), use máscara corretamente, de preferência a PFF2 e mantenha o distanciamento com outras pessoas!

Avise as pessoas que tiveram contato com você nas últimas duas semanas! Lembre-se que ela teve e vai ter contato com outras pessoas. Nunca se sabe se uma delas vai desenvolver COVID grave ou vai morrer.

Quem teve contato e não manifestou sintomas, precisa observar e também fazer o isolamento por uns 9 dias depois do último dia de contato com a pessoa infectada. Se você puder, faça o teste PCR mesmo assim. Ele pode dar negativo, mas é importante que você siga com os protocolos sanitários contra COVID-19. (Nem vou repetir aqui!)

O grande causador desse último pico da doença foi porque as pessoas desencanaram e começaram a ver a COVID-19 como uma “gripezinha” ou, pensando que porque estavam com os sintomas leves, não passariam para os outros.

Insisto na questão coletiva dos nossos comportamentos diante desse vírus! Sim, nós vamos conviver com ele, mas também vamos conviver com pessoas, então vamos fazer o mínimo.

Acha difícil seguir o protocolo? Nos próximos posts eu vou explicar o porquê disso! Fiquem atentos!

+55 11 99426-6048

contato@marianakawazoe.com.br

CRP 06/65946

2023 © Todos os direitos reservados.