20210614155637767844a
Mariana Kawazoe

Mariana Kawazoe

Psicóloga, Psicoterapeuta e Orientadora Profissional

IDENTIFICANDO OS SINTOMAS

As pessoas estão pensando que, para ser COVID, você precisa estar morrendo ou tem que estar com todos os sintomas. Mas, não é bem assim.

Por conta da vacina e das novas variantes, os sintomas mudaram muito e variam de pessoa para pessoa e algumas nem apresentam sintoma algum. Ou estão “só” com uma “rinite”, mas não pensam que é COVID, por isso continuam saindo e encontrando as pessoas.

Por este motivo (e pelo fato da variante Ômicron ser mais transmissível), é que o vírus se espalhou que nem poluição! Aliás, não podemos esquecer que outras variantes ainda estão circulando e agora já tem uma nova variante derivada da Ômicron, a BA.2, que é ainda mais transmissível!

Um amigo meu disse: “Agora toda vez que tiver um dos sintomas é COVID?”. Lógico que não. Você precisa observar onde você foi, com quem você teve contato etc… Gente, sério, cuidado para não interpretar de qualquer jeito o que é falado!

Também tenho escutado outras falas…

“Ah, mas agora é só uma ‘gripezinha’”! Não é verdade! Não é gripe porque é uma síndrome respiratória, inclusive a gripe (influenza) está se espalhando bastante também e seus sintomas não são leves não, portanto, amigues, não subestimem nenhum vírus. Eles são pequenos, mas são poderosos e não é à toa que eles sobrevivem bastante!

“Ah, mas esse vírus dá sintomas leves!” Tem-se constatado que os sintomas são leves em pessoas vacinadas, porém, tem bastante gente com sintomas graves sendo internadas e ainda tem pessoas morrendo. 80% são pessoas não vacinadas, mas também tem pessoas vacinadas. Como eu disse antes, os sintomas são diferentes para cada pessoa. Não dá pra saber!

“Ah, mas essa variante é um prenúncio de que a pandemia está acabando!” Quem disse isso pra você? Cheque sua fonte! Se isso fosse sinal de fim de pandemia, não teríamos diversos vírus que estão por aí há muito tempo, vide o sarampo e a própria gripe. Os vírus vão mutando e ficando mais difíceis das vacinas pegarem. Quantas variantes existem do HPV ou do HIV? Eu também não sei, mas sei que são váriaassss!!! Portanto, mais uma vez, não vamos subestimar esses seres minúsculos que estão dando o baile na gente.

“Ah, mas eu tomei vacina e não me importo de pegar!” Cara, você não aprendeu nada nessa pandemia! Sorry! Você é um baita de um egoísta, que não entendeu que, se você pegar e continuar fazendo as suas coisas, você vai passar para os outros e vai manter o vírus em circulação. E sabe qual é o risco de o vírus continuar circulando? Sim, mutações que a vacina não pegue e que venha com mais força! Fora as pessoas que pegaram ou vão pegar de você!

“Se você não pegou, ainda vai pegar!” Também não concordo! Até hoje nunca peguei sarampo, caxumba e outros vírus.

Gente, cuidado com os mitos!

Além disso, sejamos solidários com nossos colegas da área da saúde, que mais uma vez estão sobrecarregados, sendo contaminados e, sem eles, estamos ferrados!

Se você teve contato com pessoas infectadas, foi a um lugar com várias pessoas e apresentou qualquer um dos sintomas, faça o teste depois do 3º dia de manifestação! Se testou positivo, fique em casa isolado por, pelo menos 10 dias, ou até o seu teste dar negativo ou se você já tiver criado anticorpos e você não transmitir mais! E, lembre-se de avisar as pessoas que você conhece e que tiveram contato com você! Elas também terão que cumprir um isolamento até fazerem o teste e este dar negativo.

Claro que estou contando com a eficácia dos testes, mas sabemos de falsos positivos e, o pior, de falsos negativos.

“E como eu reconheço os sintomas?” Veja os sintomas abaixo! Pode ser 1 ou mais sintomas! E, se teve contato com alguém positivado e não tiver sintomas, você pode estar assintomático. Vale a pena fazer o teste também.

SINTOMAS

– Congestão nasal ou coriza              – Diarreia

– Dor de cabeça                                   – Dor de garganta

– Tosse                                                 – Febre e calafrios

– Cansaço                                             – Dificuldade para respirar

– Dor muscular ou no corpo             – Perda de olfato e paladar

– Náusea ou vômito

Vamos colaborar com o coletivo! Não se esqueça que você não vive sozinho, vivemos num mundo com outras pessoas! Como estamos cansados de falar: “Para superar uma pandemia, só se agirmos coletivamente!” E, pense: quanto mais furamos os protocolos, mais a pandemia vai se estender.

+55 11 99426-6048

contato@marianakawazoe.com.br

CRP 06/65946

2023 © Todos os direitos reservados.