maos-algemadas
Mariana Kawazoe

Mariana Kawazoe

Psicóloga, Psicoterapeuta e Orientadora Profissional

POR QUE…? Ignorância emocional

De uma forma bem simplificada, ignorância emocional é a ausência de inteligência emocional.

Segundo Daniel Goleman, em uma aula para o curso de “Neurociências e Comportamento” da PUC-RS, “é a forma como gerenciamos e como lidamos com os nossos relacionamentos”. Entendo relacionamento como uma relação conosco, com outras pessoas e com o ambiente.

Para isso, é importante aprendermos a reconhecer nossas emoções, sentimentos e sensações, como por exemplo, medo, ansiedade, desconforto etc. Cada uma dessas manifestações é um indicador para tomarmos decisões e agirmos diante das situações. Elas sempre vêm acompanhadas por pensamentos, às vezes coerentes e algumas vezes com distorções, como minimizações ou maximizações, entre várias outras.

Nem sempre é consciente, o que dificulta bastante o gerenciamento adequado diante das situações, por isso a tomada de consciência é considerada muito importante nas ciências das emoções e dos comportamentos. No entanto, só a tomada de consciência não é suficiente! São necessários esforços para lidar de formas novas e adequadas, e daí entramos no conceito de espontaneidade-criatividade para psicodrama, que será abordada no próximo post.

Share on facebook
Share on twitter

+55 11 99426-6048

contato@marianakawazoe.com.br

CRP 06/65946

2022 © Todos os direitos reservados.