WhatsApp Image 2021-07-21 at 09.59.36
Mariana Kawazoe

Mariana Kawazoe

Psicóloga, Psicoterapeuta e Orientadora Profissional

VOCÊ SE CUIDA? (Autocuidado)

 

Você já deve ter ouvido falar em “autocuidado”! Bom, isso nada mais é do que cuidar de si mesmo.

O autocuidado pode ser feito de muitas formas: atividade física, se alimentar bem, cuidar da pele e dos cabelos, fazer psicoterapia, se comprar um presente, tirar um dia de descanso, ir receber uma massagem, ir viajar, fazer psicoterapia…

Por mais que pareça óbvio que “todos” se cuidam, na verdade tem pessoas que acabam cuidando tanto dos outros, que acabam se esquecendo de cuidar de si mesmos. Isso é muitíssimo comum entre os profissionais da saúde e educadores, que têm uma tendência a cuidar do outro.

Mas, como vocês já devem ter ouvido milhares de vezes sobre uma das instruções nos voos: “Em caso de pane, ao caírem as máscaras (de oxigênio), primeiro coloque em você e depois na outra pessoa.” Em outras palavras, seria: “se você não cuida de você mesmo, não vai conseguir cuidar do outro”.

Cuidar de si, inclusive, reflete na relação com as outras pessoas. Pelo menos, comigo, se a outra pessoa quer cuidar o tempo todo de mim, me sinto sufocada, chega a parecer até um controle. E vou perdendo a vontade de estar com a outra pessoa, afinal, quem gosta de se relacionar com alguém que não cuida de si mesmo? Já vi gente, em um casal, por exemplo, que perde o tesão pela parceria.

Por outro lado, tem aquelas pessoas que demandam tanto cuidado e atenção do outro, que também torna a relação sufocante e exaustiva, querem tudo para si e não querem dar nada para o outro. Afe! Me cansei só de pensar!

Nem tanto ao norte e nem tanto ao sul. Equilíbrio na relação é bom e todo mundo gosta!

Você deve estar se perguntando: “Ué, por que ela está falando de relações se o tema aqui é autocuidado!?” Bom, quando comecei a falar das relações já dei a dica. Ninguém gosta de se relacionar com quem não se cuida.

O autocuidado promove mais saúde mental, saúde física e melhora a autoestima!

Se você não está cuidando de você, comece com coisas pequenas no seu dia-a-dia, como fazer um chá para si mesmo, daqueles que você degusta e faz um carinho em si mesmo. E, se não gosta de chá, pode ser outra coisa! Resgate coisas que você gosta e faça por você mesmo! Tenho certeza que você vai gostar!

Share on facebook
Share on twitter

(11) 99426-6048

Rua Vieira de Morais, 1760
Campo Belo - São Paulo/SP
04617-007

contato@marianakawazoe.com.br

2019 © Todos os direitos reservados