mascara_descartavel_pff2_s__cg421_carbografite_90705370_0001_600x600
Mariana Kawazoe

Mariana Kawazoe

Psicóloga, Psicoterapeuta e Orientadora Profissional

USO DE MÁSCARA

Vou dar um exemplo que comprova que até hoje as pessoas não entenderam os protocolos sanitários contra a COVID-19 (e outros vírus respiratórios).

Primeiro, se é respiratório, a gente pega pela respiração, ou seja, entra pela boca e, principalmente, pelo nariz, certo? Todo mundo concorda? Legal! Então seguimos!

Se entra pela boca e pelo nariz, qual é a melhor forma de bloquear a entrada do vírus? Isso mesmo, pelo uso de máscaras!

Mas, pode ser qualquer máscara? Não, não pode ser aquela máscara de carnaval e nem aquela máscara de tratamento de pele.

Então, qual máscara funciona?

Estudos demonstram que a máscara mais eficaz é a PFF2 ou N95 (não é a KN95), a bico de pato que tem elástico que prende atrás da cabeça (e não atrás das orelhas). Essa você pode usar por 8 a 9 horas seguidas e usar umas 9 vezes e depois descartar, desde que você dê um intervalo nela por uns 4 dias entre os usos.

A segunda máscara mais eficaz é a cirúrgica, a que chamamos de descartável, com 3 camadas. Só que essas precisam ser trocadas a cada 2 horas, mais ou menos. Mas é ótima também. É boa para ocasiões, nas quais você vai ter que tirar a máscara porque ela prende nas orelhas.

A máscara de tecido só é eficaz quando ela é de algodão e tem 3 camadas. Também precisa ser trocada a cada 2 horas. E precisa lavar, viu! Uma alternativa mais segura é usá-la por cima da máscara cirúrgica. Estudos têm mostrado que as máscaras de tecido não seguram o vírus Ômicron.

Mas, pode usar de qualquer jeito? Nããããoooooo! É claro que não!

E, gente, até me irrita ter que falar isso (me irrita mais ainda quando eu vejo isso), mas as máscaras precisam cobrir o nariz e a boca, senão não servem pra nada! E máscara no queixo não protege, já que o queixo não é porta de entrada para os vírus e outros microrganismos.

A máscara ajuda a te proteger, mas ela serve para impedir você de passar para os outros, então, quando você tossir e/ou espirrar, não é pra tirar a máscara, é para fazer isso dentro dela. Ela serve pra isso mesmo, para impedir que sua tosse e/ou seu espirro voe na direção de outras pessoas. Pense nessa cena! Que nojooooo! Se isso acontecer, troque a máscara!

Outra coisa é: não pode ficar arrumando a máscara puxando-a pela parte do nariz. Faça isso puxando pelo elástico que a sustenta. Passe álcool gel antes e depois de manipular a máscara! (Sou exagerada mesmo!)

O que mais já vi por aí? Ah, a máscara cair no chão e a pessoa colocar de volta ou a pessoa guardar a máscara toda amassada no bolso e depois usar de volta.

Já ouvi algumas reclamações que não dá pra respirar usando a máscara. Bom, é a mesma coisa que falar que usar camisinha tira a sensibilidade, mas precisa usar camisinha. Então, experimente vários modelos de máscara e veja qual é a que você se adapta melhor.

“Mas experimentar a essa altura do campeonato, Mari, quando a pandemia está acabando?” Pois é! Uma é que a pandemia não está acabando, a outra é que esse hábito deveria ser levado para a vida toda. Eu, por exemplo, vou adotar a máscara pra toda a vida, especialmente quando eu estiver resfriada, gripada ou seja lá o que for. No transporte público eu sempre vou usar e em alguns outros lugares também. A máscara, pra mim, virou uma vestimenta!

Você já deve ter ouvido/lido muitas vezes o que falei aqui, até parece óbvio o que estou falando, mas é só observar por aí e/ou se perceber fazendo!

Precisamos ou não precisamos continuar falando sobre isso?

+55 11 99426-6048

contato@marianakawazoe.com.br

CRP 06/65946

2023 © Todos os direitos reservados.