incerteza
Mariana Kawazoe

Mariana Kawazoe

Psicóloga, Psicoterapeuta e Orientadora Profissional

COMO VOCÊ LIDA COM A INCERTEZA?

 

Se tem uma coisa que eu tenho certeza é que a gente não tem certeza de nada!

Dizem que a única certeza que nós temos é a morte, mas não sabemos como vamos morrer e se existe uma vida após a morte, o que causa muita angústia, ansiedade e medo na maioria das pessoas.

Conseguimos descobrir quais são os nossos desejos, as nossas necessidades, fazer algum planejamento da nossa vida, mas não temos certeza se vamos conseguir realizar. Até porque muitas coisas acontecem e mudamos os nossos planos diversas vezes.

Algumas pessoas vivem fazendo cálculos de probabilidade outras acreditam em doutrinas religiosas e em coisas místicas, como tarô ou horóscopo. Isso tudo para sentir um mínimo de segurança, que é uma necessidade básica de todo ser humano.

E, vocês sabem que a sensação de segurança vem bem ao lado da nossa necessidade de controle?

Pois bem, em tempos de pandemia e em que a incerteza tem sido a nossa única certeza, é necessário mantermos o mínimo de sensação de controle, coisa que fazemos isso até sem perceber (e bem antes da pandemia). Uma coisa que eu aprendi foi: CRIAR UMA ROTINA.

Essa é uma das dicas que nos dão quando temos criança e pet em casa: ter rotina! Isso cria uma sensação de segurança, seja pra criança ou para o pet. Você sabe mais ou menos quando as coisas vão acontecer, dando aquela sensação de tranquilidade. Quando não temos isso, sentimos aquela sensação de ansiedade bastante desagradável. Sabemos que a ansiedade é necessária para muitas coisas, mas para isso, é bem desnecessário.

Se funciona pra criança e pet, por que não funcionaria para nós, adultos? (Ah, e isso serve para adolescentes também, viu! Ou seja, para qualquer pessoa!) Saber onde estão as nossas coisas, que horas vamos fazer as coisas e se vamos fazer. Isso é o mínimo para vivermos o nosso dia-a-dia.

Não existe um modelo certo para todos, mas existe um modelo que é o seu! Crie sua rotina! Faça planos de curto prazo e anote os de longo prazo que não dependem de você! Imprevistos acontecem e eventos maiores fora de nosso controle também acontecem! Façamos o mínimo para vivermos bem e com qualidade!

Share on facebook
Share on twitter

(11) 99426-6048

Rua Vieira de Morais, 1760
Campo Belo - São Paulo/SP
04617-007

contato@marianakawazoe.com.br

2019 © Todos os direitos reservados