Cérebro
Mariana Kawazoe

Mariana Kawazoe

Psicóloga, Psicoterapeuta e Orientadora Profissional

POR QUE…? Recompensa imediata

Um dos fenômenos que mais atrapalha em uma mudança de comportamento é a recompensa imediata.

Em tentativas de dieta e começar atividade física é bem visível! Na dieta, gosto desse questionamento: Você prefere comer um chocolate ou uma alface? (Uso chocolate porque as pessoas gostam, mas eu preferiria um salgado!) Aposto que a grande maioria escolhe o chocolate, porém, sabemos racionalmente que a alface é melhor a longo prazo!

Na atividade física, quem está acostumado sempre vai escolher a atividade física, pois já sabe da satisfação que é terminar um treino! Porém, para quem não tem esse hábito e quer inclui-la na sua rotina, sofre horrores. O conflito seria: Você prefere ir fazer ginástica ou continuar dormindo e/ou assistindo uma série? Os sedentários sempre escolhem qualquer coisa que não seja malhar. Mas, também, a longo prazo qual é melhor?

Quem já passou por isso sabe muito bem do que estou falando!

Mas, por que acontece isso?

Bom, primeiro, e isso vale para qualquer coisa, o cérebro aprende um caminho e sempre vai querer repetir, pois ele gosta de poupar energia! O cérebro não gosta de fazer esforço! Isso é por conta da sobrevivência!

Ué, mas no caso das adaptações aos protocolos, não é para sobrevivência? Pois é! Mas, é a longo prazo! No tópico de hoje, o que atrapalha é a recompensa imediata.

A recompensa imediata está atrelada ao sistema de recompensa no qual tem uma descarga de dopamina, promovendo uma sensação de bem-estar e prazer. Uma comparação seria o uso de substâncias, que promove um prazer imediato, dá uma descarga de dopamina, mas que faz extremamente mal à saúde em um longo prazo.

Aqui também entra o conceito de “miopia para o futuro”, descrita por António Damásio, neurocientista português, em seu livro “O erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano” (2012) quando as pessoas são controladas pelas perspectivas imediatas e ficam, de uma certa forma, insensíveis ao futuro. Pois bem, nem preciso continuar falando que as pessoas que mais “furaram” os protocolos funcionam dessa forma mais imediata.

Isso nos leva ao próximo ponto, a tomada de decisão, já que ela sempre antecede um comportamento. Porém, falarei mais sobre esse aspecto no próximo post, pois acho que ele merece uma atenção especial!

Você conhece alguém que escolhe a recompensa imediata? E você, quando foi que escolheu o prazer imediato?

+55 11 99426-6048

contato@marianakawazoe.com.br

CRP 06/65946

2023 © Todos os direitos reservados.