mariana-kawazoe-psicologa-no-campo-belo-Repaginada-na-Identidade
Mariana Kawazoe

Mariana Kawazoe

Psicóloga, Psicoterapeuta e Orientadora Profissional

Repaginada na Identidade

Fui procurar no dicionário Larousse Cultural (sim, eu uso dicionário de papel) o significado de “identidade” e, qual foi a minha surpresa!? Tem várias definições e nenhuma delas representa exatamente o que eu quero dizer aqui nesse post. A que chega mais próximo diz assim: “Conjunto de caracteres pessoais que serve para individualizar as pessoas.” (p. 505)

Identidade é aquilo que a gente é! O clássico é o nosso documento de identidade, que diz o nosso nome, a data e local de nascimento, nosso “Registro Geral” etc. Ele praticamente atesta que existimos. Claro que tem a Certidão de Nascimento, mas chega um momento da vida em que precisamos “tirar” o RG e, pronto, temos uma Carteira de Identidade.

A identidade é um aspecto muito importante nas psicoterapias. Não vou entrar aqui na definição de identidade para a psicologia, mas basicamente tem a ver com quem somos. Muitas vezes ouvimos as pessoas dizerem que estão em “crise de identidade” ou uma “crise existencial”. Geralmente isso leva as pessoas a buscarem outras formas de se relacionar com os outros e com o mundo. Mas, é lógico que isso é muito mais complexo e por isso precisamos da ajuda de um profissional qualificado.

E, por falar em “existir”, eu sempre brinco que, quem não está nas redes sociais, não existe. Acho isso muito “louco”. As pessoas não perguntam mais sobre você, elas “googlam” ou na versão mais perversa, elas te “stalkeiam”… Oi? Pra quem não sabe, “googlar” (“gugar”) é pesquisar no Google e “stalkear” (“estôquear”) vem do inglês “stalker”, que são aquelas pessoas que perseguem as outras, ou seja, a pessoa fica praticamente perseguindo a outra pelas redes sociais para ver quem a pessoa é e para “acompanhar” o que ela está fazendo, onde vai, com quem está etc.

Tem um outro tipo de identidade, que é a identidade visual, aquela que consiste em definir uma arte a partir de formas e cores, uma logomarca para seu aspecto profissional. Esta diz quem você é profissionalmente.

Mas, por qual motivo estou falando tudo isso sobre identidade?!?! É só para contar que estou repaginando minha identidade visual… E, junto com a logomarca, vem toda a parte de arte pras redes sociais. Minha identidade visual tenta transmitir quem eu sou profissionalmente! Está lindaaaa! Modéstia à parte! O que vocês acharam da minha nova identidade?

Share on facebook
Share on twitter

(11) 99426-6048

Rua Vieira de Morais, 1760
Campo Belo - São Paulo/SP
04617-007

contato@marianakawazoe.com.br

2019 © Todos os direitos reservados