Tomada de decisão
Mariana Kawazoe

Mariana Kawazoe

Psicóloga, Psicoterapeuta e Orientadora Profissional

Tomada de decisão

Tomamos decisões o tempo todo, todos os dias, na maioria das vezes de forma automática. Ela sempre antecede uma ação e fica mais evidente quando há algum conflito ou dilema. No entanto, em questões de mudanças de comportamentos, vemos muita autossabotagem, que é sempre inconsciente, ou seja, você não “decide” se sabotar!

A tomada de decisão tem sido um conceito bastante discutido por conta dos aspectos emocionais e racionais no processo. Em algum momento acreditou-se que as decisões eram sempre racionais, mas hoje em dia, sabemos que as emoções influenciam bastante nas decisões.

Outro ponto importante em uma tomada de decisão é a referência de um modelo a ser seguido, como no “efeito manada”. Os neurônios-espelho estão envolvidos com a empatia e um dos efeitos é gerar uma “imitação” do comportamento alheio. Aqui também entra o conceito de identidade, de se sentir parte de um grupo e repudiar o grupo que é diferente. Quando as pessoas se deparam com opiniões muito divergentes, tendem a ficar confusas, dificultando uma tomada de decisão.

Malloy-Diniz e colaboradores (2020) se referem ao fenômeno do contágio psicológico como um dificultador de mudança de comportamento, podendo levar os indivíduos a sentimentos de medo, raiva e ansiedade, além de gerar reação de negação do problema ao pânico generalizado, diante de informações infundadas proliferadas entre a população.

Alguns estudos falam que o temperamento e a forma como as pessoas enxergam o mundo interferem nisso, o que eu concordo plenamente. Também vejo uma relação com a inteligência emocional que será abordado no próximo post!

Para saber mais sobre o tema de tomada de decisão, recomendo os livros: O erro de Descartes: Emoção, razão e o cérebro humano (Damasio, A., Companhia das Letras, 2012) e Rápido e devagar: Duas formas de pensar (Kahneman, D., Editora Objetiva, 2012).

 

*MALLOY-DINIZ, L. F., COSTA, D. de S., LOUREIRO, F., MOREIRA, L., SILVEIRA, B. K. S., SADI, H. de M., APOLINÁRIO-SOUZA, T., ALVIM-SOARES, A., NICOLATO, R., PAULA, J. J. de, MIRANDA, D., PINHEIRO, M. I. C., CRUZ, R. M., & SILVA, A. G. (2020). Saúde mental na pandemia de Covid-19: considerações práticas multidisciplinares sobre cognição, emoção e comportamento. Debates Em Psiquiatria, 10(2), 46–68. Recuperado de https://revistardp.org.br/revista/article/view/39 (Acesso em 27/08/2021)

+55 11 99426-6048

contato@marianakawazoe.com.br

CRP 06/65946

2023 © Todos os direitos reservados.